Entrevista: The HU. Conheça mais da banda mongol de rock pesado que se apresenta no Lollapalooza 2020

The HU toca no Lollapalooza 2020 no dia 03 de Abril, mesma noite do Guns N’ Roses, IDLES e Cage The Elephant.

O The HU é um dos nomes mais curiosos do lineup do Lollapalooza Brasil 2020. O grupo formado em 2016 é natural da Mongólia faz uma curiosa mistura entre rock pesado e sua música folclórica local. Além de baixo, guitarra e bateria, o HU faz uso de instrumentos específicos, como o morin khuur e o topshur – ambos instrumentos de corda, além do canto típico dos povos mongóis, o xöömej. Dessa mistura toda nasceu o disco “The Gereg” (2019) que a banda vem defendendo em shows em todos os grandes festivais do mundo.
Batemos um papo com o grupo por e-mail para o público já ir conhecendo mais desta curiosa atração do festival.

O The HU é pouco conhecido no Brasil, e sem duvida tocar no Lollapalooza será uma forma da banda ganhar uma visibilidade gigante. Imagino que isso seja algo que aconteça sempre com a banda. Então como preparar um show onde talvez o grande desafio seja o de conquistar o maior numero de pessoas possível?

Sempre quisemos ir ao Lollapalooza para ver as grandes bandas. Nós estamos muito honrados e agradecidos pela oportunidade de se apresentar no Lollapalooza. Nós levaremos um ótimo set e garantimos que todos irão sentir algo por dentro.

O som The HU é pesado e tem base em riffs e refrões, mas como ser consumido como musica pop, e não somente pelos aspectos mais incomuns de sua música? É um problema ser visto com esses olhares curiosos?

Não estamos preocupados com o que as pessoas podem dizer sobre a nossa música. Nós tocamos o que nós amamos. Chamamos nosso estilo de The Hunnu Rock, que é uma mistura das músicas tradicionais mongóis e rock contemporâneo. O leste encontra o oeste e o passado encontra o presente. O gênero é muito dinâmico, pode ser metal, mas também pode ser rock clássico. A coisa mais única sobre o estilo é o canto de garganta da Mongólia, que é um som incrível que os humanos fazem, que cria a harmonia superior e inferior juntos.

Os videos do The HU viralizaram, e são belas peças de audiovisual. Como é a escolha do que irá virar single? E como encaram o desafio de divulgar álbuns completos? Como fazer as outras músicas serem notadas como as dos videos – mesmo que estas sejam tão boas ou até melhores do que os singles virais?

Estamos com a Better Noise, que é um ótimo selo. Nosso primeiro álbum está indo muito bem desde a data de lançamento, 13 de maio de 2019. Estamos trabalhando no nosso segundo álbum e haverá mais ótimas músicas e videoclipes.

Em 1996 o Sepultura ganhou imensa popularidade e visibilidade internacional muito por conta de suas peculiariedades no som – a percussão, o envolvimento com a musicalidade tradicional e local brasileira etc. O The Hu se enxerga um pouco nessa história também? E como não ser refém desta formula e levar a musica adiante? como não manter uma fórmula e ter liberdade para, se quiser, ir para outras fronteiras?

Adoramos o Sepultura e sua música. Existem semelhanças entre Sepultura e The HU por causa das reviravoltas no rock tradicional. O HU continuará forçando nosso estilo próprio de rock hunnu. Como mencionado anteriormente, o hunnu rock é muito dinâmico e não tem fronteiras.

Do lineup deste Lollapalooza Brasil, quais bandas o the Hu é fã e está afim de ver, ou que são parceiras? Quais as expectativas pro show?

Guns n’ Roses! Sabemos que os brasileiros sabem como curtir e jogar futebol. Então, estamos esperando um dos melhores públicos do mundo!